terça-feira, 18 de junho de 2024

O problema da bênção dos casais do mesmo sexo e suas consequências para a doutrina e a vida da Igreja Católica

Fiducia Supplicans afeta profunda e negativamente a Igreja Católica como um todo, bem como as comunidades católicas locais.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2021/03/Schneider-and-I_810_500_75_s_c1.jpg
Dom Athanasius Schneider


Por Bispo Atanásio Schneider

 

O Documento Fiducia Supplicans, emitido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023, e aprovado pelo Papa Francisco, sobre a possibilidade de conceder “simples”, “espontâneo”, “curto” e “não litúrgico” bênçãos para casais que coabitam em adultério ou em relações entre pessoas do mesmo sexo, afeta profunda e negativamente a Igreja Católica como um todo, bem como as comunidades católicas locais.  

1. O verdadeiro significado da bênção.

A autorização para “abençoar” uniões do mesmo sexo ou adúlteras não expressa um cuidado autenticamente “pastoral”, porque tal “bênção” não é na verdade uma “bênção” no verdadeiro sentido bíblico. A verdadeira bênção só pode ocorrer quando aqueles que a procuram estão prontos a aceitar os ensinamentos da Igreja relativos àquilo para os quais procuram a bênção e estão dispostos a arrepender-se e a viver de acordo com os ensinamentos da Igreja, se tal não for o caso. Aqueles que se afastaram voluntariamente dos mandamentos de Deus e levam uma vida que O desagrada, O ofendem, estão rejeitando conscientemente a Sua graça e não podem receber eficazmente a bênção de Deus sem primeiro se arrependerem do seu estilo de vida pecaminoso. 

A ordenação sacerdotal confere ao sacerdote poder espiritual e autoridade para dar bênçãos para fins moralmente lícitos que estão dentro do verdadeiro significado de “bênção” de acordo com o ensinamento perene da Igreja. Um sacerdote não está autorizado a conceder bênçãos além desse âmbito, pois isso seria uma ofensa a Deus, uma transgressão dos seus poderes, um abuso da sua autoridade e um mau uso da bênção porque está a ser dada para fins diferentes daqueles para qual a bênção se destina. Por exemplo, um padre não pode abençoar um professor de filosofia que declara que irá proferir uma palestra aprovando o ateísmo, pois isso equivaleria a endossar as convicções ateístas deste filósofo. Se o fizesse, o padre seria cúmplice na defesa do ateísmo, que é um pecado grave, e a sua bênção seria ilícita, pois contrariaria a lei natural e as verdades divinamente reveladas. 

Os efeitos da bênção do sacerdote incluem abençoar objetos, santificar os fiéis e invocar a generosidade e as graças de Deus sobre eles, e nestes contextos o termo “bem-aventurado” é equivalente ao termo “santificado”. Por esta razão, aqueles que recebem a bênção são chamados a viver em retidão. Portanto, fechar os olhos ao pecado da homossexualidade, ou seja, envolver-se em atos homossexuais, e chegar ao ponto de abençoar uma pessoa que se identifica com o estilo de vida homossexual, equivale a abençoar a abominação. Nunca na história da Igreja foi dada aos sacerdotes a autoridade e o poder para abençoar estilos de vida pecaminosos, pois isso equivale a tolerá-los e encorajá-los! 

A Igreja abençoa indivíduos e grupos, em geral (como a bênção dada pelo sacerdote no final de uma celebração litúrgica), mesmo que alguns dos presentes estejam em estado de pecado. No entanto, o dilema reside na “possibilidade de abençoar parceiros do mesmo sexo”, designando especificamente como destinatários de uma bênção aqueles casais cujo relacionamento contínuo contradiz diretamente as verdades divinamente reveladas. O documento Fiducia Supplicans diz que, neste caso, o sacerdote deve omitir-se “para investigar a sua situação”, o que significa que não deve perguntar sobre a sua situação nem discuti-la com eles. Isto significa fechar os olhos a qualquer situação ou estado errado em que possam estar vivendo. Ao mesmo tempo, esta injunção impede efetivamente o sacerdote de os chamar ao arrependimento. Na verdade, tal “bênção” não só é inútil, uma vez que não produzirá nenhum bem para esses “casais”, mas, pelo contrário, produzirá o mal, levando-os a acreditar que não só a sua união e expressões de “amor” homoerótico não é pecaminoso, mas é querido como bom por Deus.

2. A “bênção” dos casais do mesmo sexo acarreta danos espirituais para os indivíduos.

Se as pessoas não pretendem levar uma vida moral de acordo com a Palavra de Deus, muito provavelmente não pedirão uma bênção. Tragicamente, porém, Fiducia Supplicans levou “casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo” a pedir uma bênção, apesar da sua intenção de continuar num estilo de vida objetivamente pecaminoso. Desta forma, este documento permite escandalosamente que os clérigos abençoem aqueles que levam abertamente uma vida de pecado e que habitualmente cometem pecados graves sem intenção de arrependimento. Diz-se que aos casais heterossexuais que vivem juntos sem contrair “casamento” é concedido o direito de receber uma bênção “simples”, “espontânea” e “não litúrgica”. Mais grave ainda é a bênção dada aos casais homossexuais, visto que o pecado da sodomia é mais grave que a fornicação. “Abençoar” um casal do mesmo sexo, lógica e implicitamente, significa abençoar o seu estilo de vida pecaminoso e, acima de tudo, a sua convicção de que é inerentemente bom e, portanto, moral e socialmente aceitável. E se tais uniões são lícitas, por que as relações “poliamorosas” não podem receber uma bênção “simples” e “espontânea”? De acordo com a lógica de Fiducia Supplicans, um padre também poderia abençoar licitamente um homem casado e sua amante, um padre que vive em concubinato aberto, um membro de gangue assassino e impenitente, ou um ditador que mata de fome milhões de pessoas inocentes.

Invocar a graça de Deus sobre aqueles que vivem em estilos de vida flagrantemente pecaminosos, sem os chamar ao arrependimento, dessensibiliza tanto o clero como os leigos relativamente à pecaminosidade dos actos homossexuais e às relações pecaminosas em geral. Eventualmente, o pecado sexual não será mais considerado uma violação do mandamento de Deus “Não cometerás adultério”, mas como uma realidade aceitável que deve ser abençoada em vez de condenada. 

Aqueles que defendem a licitude dos Suplicantes de Fiducia alegaram que abençoar um casal do mesmo sexo significa abençoar os dois indivíduos separadamente e não o relacionamento, mas como pode abençoar um casal do mesmo sexo não envolver abençoar o relacionamento que une o casal? Com efeito, abençoar um homem e uma mulher que receberam o sacramento do matrimónio não significa apenas abençoar cada um dos cônjuges separadamente, mas também o seu vínculo sagrado. A Carta aos Hebreus diz: “O casamento seja honrado” (Hb 13:4). Isto confirma o que Deus estabeleceu e o que é reafirmado por Nosso Senhor Jesus. O sacramento do casamento une exclusivamente um homem e uma mulher para o resto da vida e é a única instituição para um exercício moralmente lícito da sexualidade aceitável a Deus. 

3. A “bênção” dos casais do mesmo sexo contradiz a missão da Igreja de chamar ao arrependimento.

Uma das principais missões da Igreja consiste em chamar os pecadores ao arrependimento: “Em Seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados serão proclamados a todas as nações” (Lucas 24:46). E a primeira proclamação que Nosso Senhor Jesus pronuncia é: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo” (Mt. 4:17). A Igreja foi fundada e continua a existir, a crescer e a prosperar por causa do arrependimento dos pecadores, que os abre para receber a graça santificadora de Deus. É inútil uma pessoa se converter ao catolicismo sem se arrepender e levar uma vida nova, virtuosa e casta em Cristo. A Igreja também chama constantemente ao arrependimento aqueles que são católicos praticantes, para que mantenham uma vida virtuosa. Negligenciar o chamado ao arrependimento causa grandes danos à Igreja e aos fiéis. 

Ao abençoar um casal homossexual, um clérigo negligencia o seu dever de chamar os homossexuais ao arrependimento, e mina o seu dever de chamar ao arrependimento, com o devido amor pastoral, não apenas os casais do mesmo sexo, mas todos aqueles que cometem pecados sexuais, e aqueles que vivem em um estado de pecado sexual. “Abençoar” o estado de pecado reforça as convicções morais errôneas dos pecadores e os deixa à vontade com seus pecados, fazendo com que tenham menos probabilidade de se arrepender. Portanto, aqueles que apoiam tais bênçãos encorajam de facto os casais do mesmo sexo a prosseguirem o seu estilo de vida pecaminoso, pelo qual Deus os condenará. Aqueles que autorizam a “bênção” de casais do mesmo sexo carregam o fardo e a responsabilidade pelos graves danos espirituais causados ​​a estas pessoas. Portanto, tais “bênçãos” enquadram-se na definição tradicional de escândalo, pois levam outros ao pecado.

A Declaração Fiducia Supplicans evidentemente não é um ato de cuidado pastoral autêntico, nem uma iniciativa de verdadeira caridade para com indivíduos que vivem em situações que contradizem as verdades divinamente reveladas. O propósito do cuidado pastoral é beneficiar os indivíduos, ajudando os pecadores a se arrependerem, consolando os aflitos, ajudando os enfermos, e assim por diante. Mas nenhum benefício pode ser obtido com a “bênção” de casais do mesmo sexo; pelo contrário, há danos a vários níveis. As pessoas atraídas pelo mesmo sexo que recebem tal “bênção”, bem como o sacerdote que confere a “bênção”, declaram tacitamente que a sua atividade homossexual é aceitável. Isto põe seriamente em perigo a sua salvação eterna. Tal “bênção” seria como um selo dado a eles pela Igreja – permitindo-lhes orgulhar-se de terem recebido a “bênção da Igreja” – e constituiria um marco nas suas vidas! E não há razão para que eles não pudessem ir a um padre mais de uma vez para receber tal “bênção”. Além disso, pessoas com atração pelo mesmo sexo que participam em “paradas gay”, vestidas com trajes queer e brandindo cartazes e slogans pró-gay, podem até entrar numa Igreja Católica, provavelmente com acordo prévio com o padre, ficar numa fila, e peça uma bênção “simples” e “espontânea”.

Tudo isto serve como um apoio significativo para grupos e lobbies “LGBTQ” e o seu “orgulho gay”, e eleva os homossexuais praticantes ao nível de uma “comunidade” aceitável dentro da Igreja. Esta “bênção” também reforça as “comunidades LGBTQ” na falsa convicção de que o seu estilo de vida pecaminoso é bom, desencorajando-as assim de se arrependerem. Acima de tudo, ajuda-os a justificar os seus esforços militantes para obter o “direito” de casar, adotar crianças e normalizar a atividade homossexual. Desta forma, sociedades inteiras, e mesmo algumas comunidades eclesiais, tornar-se-ão promotores de fato da ideologia “LGBTQ”.

4. A “bênção” dos casais do mesmo sexo é uma contradição entre a fé e a prática da Igreja.  

Quando os bispos declaram que a Igreja agora “abençoa” os casais do mesmo sexo, eles essencialmente afirmam que ela “abençoa” o pecado pelo qual Deus puniu Sodoma e Gomorra (cf. Gn 19: 1-29). Quando um clérigo “abençoa” pessoas como um casal do mesmo sexo, isso significa que ele não se opõe a que eles se comprometam com um relacionamento homossexual de longo prazo. Também declara de fato o seu consentimento para o relacionamento pecaminoso de quaisquer dois ou mais indivíduos, independentemente do tipo de desvio sexual que pratiquem.

O maior perigo potencial da decisão de “abençoar” casais do mesmo sexo é a possibilidade de maiores repercussões. É inútil esclarecer que tal “bênção” é apenas “simples” e “espontânea” e que não afirma o vínculo entre as duas partes, assim como é inútil afirmar que não tem significado litúrgico. Os incrédulos e as pessoas de outras religiões não compreendem o significado de uma bênção católica, por isso presumirão muito naturalmente que receber tal “bênção” significa contrair algum tipo de vínculo conjugal. Portanto, é inútil afirmar que a decisão de abençoar casais do mesmo sexo “não equivale ao sacramento do casamento”. Tanto as consequências imediatas como as implicações ocultas de longo alcance desta decisão, que podem não ser claras à primeira vista, são significativas a nível religioso, moral, eclesiástico e social. Estes efeitos serão difíceis de remediar, e os danos por eles causados, que têm grande probabilidade de piorar, também serão muito difíceis de corrigir. 

Se dois leigos numa relação do mesmo sexo podem receber uma “bênção”, então não há razão para que um padre homossexual com o seu parceiro sexual não possa receber uma. Haveria, portanto, indivíduos na Igreja Católica, tanto clérigos como leigos, que parecem ter o “direito” de viver permanentemente no pecado, enquanto a autoridade eclesiástica não só ignora, mas encoraja diretamente o seu estilo de vida pecaminoso. Estas “bênçãos” tornar-se-ão assim um meio de corrupção moral na comunidade dos fiéis, especialmente dos menores e dos jovens. Por que alguém se tornaria membro de uma igreja que de fato promove e abençoa o pecado e a homossexualidade? 

5. A “bênção” dos casais do mesmo sexo e o abuso da palavra “discriminação”.

Fiducia Supplicans está a ser usada como uma arma contra os fiéis católicos – tanto clérigos como leigos – pois afirma que estas “bênçãos” são uma iniciativa pastoral de amor e cuidado para com pessoas atraídas pelo mesmo sexo, que sofrem de discriminação dentro da Igreja. Mas aqueles que fazem esta afirmação estão confundindo a linguagem. “Discriminação” é atualmente usada para significar comportamento injusto ou pouco caridoso para com os outros, e neste sentido todos os católicos concordam que a caridade, no sentido próprio da palavra, deve ser demonstrada a todos. Mas é preciso também distinguir e diferenciar entre o bem e o mal. Isto é certamente algo que não apenas as criaturas racionais fazem, mas que o próprio Deus certamente faz, ao distinguir ou discriminar entre boas e más ações, condenando as primeiras e abençoando as últimas. Aqueles que acusam a Igreja de “discriminar” os homossexuais também condenam, portanto, qualquer distinção entre boa e má conduta.

6. A “bênção” dos casais do mesmo sexo e a propaganda da ideologia de género.

Fiducia Supplicans é também uma arma que os inimigos da Igreja e os grupos “LGBTQ” podem facilmente usar para corromper sociedades e torná-las tolerantes com estilos de vida pecaminosos. Podem facilmente utilizar este documento do Vaticano como um meio poderoso para exigir o estatuto legal para as uniões do mesmo sexo na esfera civil, e a aceitação deste estatuto dentro da Igreja Católica – apenas exacerbando a profunda divisão já presente dentro da Igreja. 

Fiducia Supplicans cria uma situação em que bispos e padres fiéis que servem em países onde a sodomia é agora legalmente permitida poderiam ser potencialmente proibidos de se manifestarem contra ela e proibidos de convidar homossexuais ao arrependimento, e em que os terapeutas poderiam ser proibidos de tratar aqueles que procuram cura . Como poderão os bispos e os padres dizer que o ensinamento da sua Igreja não lhes permite “abençoar” os casais do mesmo sexo? Na verdade, ser-lhes-á dito que a sua Igreja autorizou tais “bênçãos” e que a sua recusa em concedê-las constitui “comportamento hostil” contra os homossexuais, expondo-os assim a serem processados, expulsos e impedidos de servir como sacerdotes. 

7. A “bênção” de casais do mesmo sexo numa cerimónia semelhante a um casamento.

Fiducia Supplicans afirma que a bênção deve ser “simples”, “espontânea” e “não litúrgica”. No entanto, os parceiros do mesmo sexo provavelmente marcarão uma consulta com o padre para receber esta bênção “espontânea” e “não litúrgica” e poderão até contrair um “casamento” entre pessoas do mesmo sexo num tribunal civil ou numa “igreja” não católica. antes de recebê-lo. Pode até acontecer que esta “bênção” seja acompanhada de um sermão. O que pode impedir isso, desde que a “bênção seja simples e espontânea”? O sacerdote pode redigir uma oração “não litúrgica” para “a bênção”, que pode ser relativamente longa e incluir uma linguagem comovente e emocional que se assemelha à linguagem do “compromisso” usada no sacramento do casamento. Os termos “simples”, “espontâneo” e “curto” estão abertos a uma ampla variedade de interpretações. 

8. A “bênção” dos casais do mesmo sexo e a aceitação de outras situações pecaminosas.

As autoridades civis, especialmente nos países que legalizaram o “casamento entre pessoas do mesmo sexo”, acolherão naturalmente com satisfação a decisão de certos clérigos da Igreja Católica de “abençoar” os casais do mesmo sexo. E se esta prática se tornar comum na Igreja, será difícil impedi-la. Será Fiducia Supplicans um prelúdio ao pedido de uma espécie de cerimónia de casamento para casais do mesmo sexo na Igreja Católica? A facilidade com que esta “bênção” se desenvolveu leva-nos a acreditar que existem objetivos latentes de longo prazo e de longo alcance por detrás da sua emissão. 

Dada a resposta positiva de muitos grupos eclesiásticos e seculares em relação aos Fiducia Supplicans, o significado desta bênção “simples” ou “curta” pode facilmente ser expandido muito além da sua intenção explícita inicial. Na verdade, como mencionado acima (n. 2), Fiducia Supplicans abre a porta para uma infinidade de situações pecaminosas. Se um casal do mesmo sexo pode ser “abençoado”, por que não dois menores atraídos pelo mesmo sexo que se aproximam de um padre para uma “bênção”? O que evita “abençoar” um homossexual adulto que se apresenta a um padre com um menor? Segundo a lógica de Fiducia Suplicantes, o padre não pode recusar-se a “abençoá-los”, pois o documento nada diz sobre a idade de quem busca tal “bênção”. Uma investigação do padre sobre a idade das partes poderia muito bem levar ao tipo de “análise moral exaustiva” que a Declaração proíbe. 

9. A “bênção” dos casais do mesmo sexo e o abuso da obediência eclesiástica.

Outro efeito gravemente prejudicial dos Fiducia Supplicans é que aqueles que não aprovam os casais do mesmo sexo no seio da Igreja Católica serão agora rotulados como desobedientes à autoridade da Igreja. No entanto, a verdade é que recusar “abençoar” casais do mesmo sexo não é um ato de desobediência à Igreja, mas apenas às autoridades da Igreja que abusam do poder que lhes foi dado por Deus. Recusar-se a dar tais “bênçãos” é, na verdade, a verdadeira obediência a Deus – que é mais digno de ser obedecido.

Os poderes seculares, os lobbies “LGBTQ” e as agendas anti-Igreja são, em última análise, a força motriz por trás da emissão desta Declaração, cujo objetivo é semear a semente da dúvida profunda no coração da Igreja. E certamente exercerão uma pressão significativa para obrigar os católicos a aceitá-la e a promovê-la. Eles invocarão falsamente a obrigação de obedecer ao ensinamento da Igreja, e os sacerdotes e fiéis que criticarem os Fiducia Supplicans, e se recusarem a implementá-lo, serão acusados ​​de serem infiéis ao Papa. 

10. A “bênção” dos casais do mesmo sexo e a sua influência nas crianças e nos jovens.

Hoje, os pais e educadores católicos enfrentam dificuldades consideráveis ​​no ensino da moralidade católica sólida, especialmente da moralidade sexual, uma vez que crianças e adolescentes são constantemente bombardeados por ideias “LGBTQ” através das redes sociais e, pior ainda, por muitas escolas católicas e até mesmo pelo clero católico. Agora, além de tudo isso, Fiducia Supplicans transmite aos menores e adolescentes a mensagem de que a Igreja aceita e aprova os casais do mesmo sexo e seus relacionamentos. Educadores católicos e professores de catecismo, enganados pela prática de “abençoar” casais do mesmo sexo, podem muito bem alterar o seu ensinamento sobre a verdadeira moral católica, ao ponto de até justificarem e propagarem, direta ou indiretamente, o estilo de vida homossexual e os desvios sexuais mais geralmente. 

Conclusão

Fiducia Supplicans mina seriamente a fé e a moral católica, transformando a Igreja Católica, pelo menos na prática, num ambiente acolhedor e estimulante para homossexuais impenitentes e adúlteros que levam estilos de vida pecaminosos, em vez de chamar esses pecadores ao arrependimento. O profeta Isaías declara: “Ai de vós que ao mal chamais bem, e ao bem, mal; que fazeis das trevas luz, e da luz, trevas… porque rejeitastes a lei do Senhor dos Exércitos” (Is 5:20, 24). Esta condenação refere-se especialmente aos pastores da Igreja que desencaminham as pessoas.

Fiducia Supplicans não é autenticamente pastoral nem autenticamente magisterial, pois mina a verdade divina imutável e o ensinamento constante do Magistério da Igreja sobre o mal intrínseco dos atos sexuais fora de um casamento válido, especificamente os atos homossexuais. Isto impede a capacidade da Igreja de refletir de forma convincente a verdadeira face de Cristo Ressuscitado e de irradiar a beleza da sua verdade diante do mundo inteiro.

 

Fonte -  crisismagazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...