sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Papa, São João Bosco e o Islã




"Agradeço ao meu amigo e querido irmão, o Grande Imã de Al-Azhar, Dr. Ahmed Al-Tayeb, e todos aqueles que ajudaram na preparação do encontro, por sua coragem e seu desejo de afirmar que a fé em Deus une e não se divide", diz o Papa em sua mensagem em vídeo, dirigida em primeiro lugar às autoridades dos Emirados Árabes, que visitarão entre os dias 3 e 5 do próximo mês para participar de um encontro inter-religioso.Este da fraternidade essencial das religiões é uma tese muito querida ao Santo Padre, apesar do fato de que a história parece contradizer completamente a afirmação anterior, especialmente contra o Islã. Sua Santidade afirma no vídeo que a fé em Deus une as pessoas apesar de suas diferenças, e que "nos distanciamos da hostilidade e da aversão", uma idéia que, se louvável como um desejo ou objetivo, é desconcertantemente remota da realidade histórica. Finalmente, o Papa expressou seu desejo de escrever "uma nova página na história das relações entre as religiões, confirmando que somos irmãos, mesmo que sejamos diferentes".
Há, sem dúvida, autoridades muçulmanas que concordam com os desejos do Santo Padre, mas é legítimo duvidar que elas sejam, não já majoritárias, mas meramente significativas. Ao contrário dos católicos, os muçulmanos não apenas carecem de uma autoridade equivalente ao papa, mas eles nem sequer têm um clero formal.
É também significativo o rumo radical que essa ambição papal assume em relação à posição tradicional da Igreja em relação ao Islã em particular, e outras religiões em geral, não apenas em seus papas, prelados e médicos, mas também em incontáveis ​​santos.
Em particular, a mensagem de vídeo aparece na festa de São João Bosco, uma figura gigantesca que tinha coisas muito diferentes a dizer sobre o Islã, assim: "O Alcorão contém uma série de erros que são mais imensos contra a moralidade e contra o culto do verdadeiro Deus. Por exemplo, uma desculpa para o pecado para aqueles que negam a Deus por medo da morte; permite vingança; ele garante aos seus capangas um paraíso, mas cheio de prazeres terrestres únicos. Em suma, a doutrina desse falso profeta permite tais coisas obscenas, que a alma cristã está horrorizada de mencionar”.
Mais importante ainda é o que o santo italiano tinha a dizer sobre as diferenças entre nossa fé e a islâmica: "A diferença é muito grande. Muhammad fundou sua religião com violência e com armas: Jesus Cristo fundou sua Igreja com palavras de paz, usando os pobres como seus discípulos. Muhammad encorajou as paixões, Jesus Cristo ordenou a negação de si mesmo. Maomé não fez nenhum milagre, Jesus Cristo fez muitos milagres em plena luz do dia e na presença de inúmeras multidões. As doutrinas de Maomé são ridículas, imorais e corruptoras: as de Jesus Cristo são augustas, sublimes e puras. Em Maomé nenhuma profecia foi cumprida; em Jesus Cristo todos são cumpridos. Em suma, a religião cristã, de certo modo, leva o homem feliz neste mundo a elevá-lo mais tarde às alegrias do céu; Muhammad degrada e deprecia a natureza humana, e codificando a felicidade nos prazeres carnais, reduz o homem ao grau de animais impuros."
Um santo, por grande que ele seja e próximo de Cristo, não é infalível. Por outro lado, nem o Papa é quando ele transmite uma opinião pessoal em um vídeo de cortesia. Neste, como em muitas coisas, o leitor católico pode discernir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...