segunda-feira, 8 de abril de 2019

O Papa no Angelus: "Devemos nos conscientizar de que somos pecadores"

[infovaticana]


Tomar consciência de que somos pecadores e deixar cair de nossas mãos as pedras da difamação e da condenação que por vezes desejamos lançar contra os outros: foi o convite do Papa neste V Domingo da Quaresma no Domingo Angelus, refletindo sobre o Evangelho do dia, que narra o episódio da mulher adúltera, a quem os escribas e fariseus apresentam Jesus para julgá-la.

Os tutores da lei e a misericórdia de Jesus

O Papa Francisco visualizou o contraste entre as duas atitudes , precisamente a dos escribas e fariseus, de um lado, e a de Jesus, do outro:
"Os primeiros querem condenar a mulher, porque sentem que são guardiões da lei e de sua aplicação fiel. Em vez disso, Jesus quer salvá-la, porque Ele personifica a misericórdia de Deus, que perdoa redime e reconcilia renovações".

Jesus é posto à prova

Depois de descrever o evento que apresenta a imagem de Jesus no templo e a chegada dos escribas e fariseus que o levam a uma mulher apanhada em adultério, perguntando se ele deveria apedrejá-la como prescrito pela Lei de Moisés, o Sumo Pontífice expressou o seguinte:
"O evangelista ressalta que eles lhe fizeram esta pergunta para colocá-lo à prova e ter uma razão para acusá-lo". Pode-se supor que o seu propósito era este - ver a maldade dessas pessoas - o "não" ao apedrejamento teria sido motivo para acusar Jesus de desobediência à Lei; o "sim", por outro lado, para denunciá-lo à autoridade romana, que reservou as sentenças para si e não admitiu o linchamento popular. E Jesus deve responder.
O Santo Padre afirmou que "os interlocutores de Jesus" estavam "presos nos estrangulamentos do legalismo e querem prender o Filho de Deus em sua perspectiva de julgamento e condenação". Em vez disso, Jesus "não veio ao mundo para julgar e condenar, mas para salvar e oferecer às pessoas uma nova vida":
"E como Jesus reage a esse teste? Primeiro, ele fica em silêncio por um tempo e inclina-se para escrever com o dedo no chão, quase como se para lembrá-lo de que o único Legislador e Juiz é Deus, que escreveu a lei sobre a pedra. E então ele diz: 'Aquele que está livre do pecado, atire a primeira pedra nela' ".
Assim, o pontífice explicou que, assim, "Jesus apela à consciência desses homens":
"Eles sentiram que eram 'defensores da justiça', mas os chama para a consciência de sua condição de homens pecadores, pelos quais eles não podem se arrogar o direito à vida ou à morte em detrimento de outro".
Francisco continuou apontando que a cena seguinte, ou seja, a que narra que "um após o outro, começando pelos anciãos", deixando "renunciar a apedrejar a mulher", também convida "cada um de nós a tomar consciência de que estamos pecadores", e deixar cair de nossas mãos "as pedras de difamação e condenação, das fofocas que às vezes queremos lançar contra os outros". "Quando falamos mal dos outros - disse ele - jogamos pedras, somos assim".
Com a imagem final da presença única de Jesus e da mulher, "miséria e misericórdia", disse ele lembrando Santo Agostinho, o Papa refletiu o seguinte:
"Jesus é o único sem culpa, o único que poderia atirar a pedra contra ela, mas ele não o faz, porque Deus" não quer a morte do pecador, mas converter e viver". E Jesus se despede da mulher com estas maravilhosas palavras: "Vá e de agora em diante não peques mais". Assim, Jesus abre diante dela um novo caminho, criado por misericórdia, um caminho que requer seu compromisso de não pecar mais. É um convite que também é válido para cada um de nós: "Jesus, quando nos perdoa, abre sempre um novo caminho para avançarmos".
"Neste tempo de Quaresma - continuou ele - somos chamados a nos reconhecer como pecadores e pedir perdão a Deus. E o perdão, por sua vez, enquanto nos reconcilia e nos dá a paz, nos permite reiniciar uma história renovada”. "Toda conversão verdadeira é orientada para um novo futuro, para uma vida nova, uma vida bela, uma vida livre do pecado, uma vida generosa".
"Não tenhamos medo de pedir perdão a Jesus, porque Ele abre a porta para essa nova vida", exortou Francisco. E concluiu, rezando para que a Virgem Maria "nos ajude a testemunhar todo o amor misericordioso de Deus que, em Jesus, nos perdoa e torna nova a nossa existência, oferecendo sempre novas possibilidades".
Depois da oração mariana, em saudação aos fiéis de Roma e outras partes do mundo, o Santo Padre Francisco dirigiu uma saudação especial aos estudantes espanhóis da Corunha e de Albacete; para os de Telfs na Áustria e os de Colmar na França. Também aos alunos de Bolonha, Nicósia e Gênova, bem como aos das escolas lassalistas de Turim e Vercelli, que recordam o terceiro centenário da morte de São João Batista de La Salle. Aos jovens da Confirmação de Settignano, Scandicci e os da diocese de Saluzzo, acompanhados por seu Bispo, Dom Cristiano Bodo, ele dirigiu um pensamento especial, encorajando-os a serem "testemunhas corajosas de Jesus e do Evangelho".
Finalmente, ele cumprimentou os garotos de quatorze anos da Deanery "Romana Vittoria" em Milão, e os fiéis de Pescara, Nápoles e Terni. Ele desejou a todos um feliz domingo e pediu, como todos os domingos, que não nos esquecêssemos de orar por ele.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...