quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

São Paulo tenta tudo no Segundo Coríntios

Por Dr. Jeff Mirus


Em sua primeira carta aos coríntios, Paulo teve que repreendê-los bruscamente pelo facionismo na recepção do Evangelho, por satisfazerem seus próprios apetites, em preferência à reverência pelo Corpo de Cristo, e por se recusarem a corrigir pecadores sérios no meio deles. Na segunda carta à mesma comunidade, ele tenta quase tudo o que pode pensar para induzi-los a progredir mais espiritual. Mais uma vez, de fato, ele adiou visitá-los pessoalmente, na esperança de que ele não tenha que exercer um julgamento severo quando chegar.
Uma das características mais estranhas - e talvez mais humanas - de 2 Coríntios é a alternância de louvor e culpa de Paulo, elogiando-os pelo progresso que fizeram, advertindo-os de que ainda estão aquém das exigências do Evangelho. Paulo emprega uma técnica retórica após a outra para solicitar mudanças. Mas intercalado com essas várias recomendações, acusações e exortações, Paulo também ensina uma grande lição sobre a vida cristã.

Táticas de persuasão

Vamos dar as táticas primeiro:
No capítulo 1, Paulo explica que adiou sua visita para que não tenha que ser uma visita dolorosa (de repreensão e correção). Em vez disso, ele prefere escrever para eles, e no capítulo 2 sua primeira injunção é que eles perdoem aqueles a quem foram punidos em resposta às instruções anteriores. Ele explica o porquê:
Para alguém, esse castigo da maioria é suficiente; então você deve preferir perdoá-lo e confortá-lo, ou ele pode ser dominado pela tristeza excessiva. Então eu imploro que você reafirme seu amor por ele…. Qualquer um a quem você perdoe, eu também perdoo... por sua causa na presença de Cristo, para impedir que Satanás ganhe vantagem sobre nós. [2: 6-11]
Então, no capítulo 3, Paulo começa a desafiá-los através de uma espécie de bajulação que também carrega uma certa picada. Ele diz que aqueles que pregam o Evangelho de Cristo não precisam se elogiar como pregadores falsos, “pois vocês mesmos são nossa carta de recomendação, escrita em seus corações, para serem conhecidos e lidos por todos os homens; e você mostra que é uma carta de Cristo entregue por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos” (3: 1-3).
Um ensinamento muito rico sobre a vida cristã segue nos próximos capítulos, aos quais voltarei na minha próxima subseção. No momento, porém, Paulo se contenta em elogiar o arrependimento da comunidade:
Regozijo-me, não porque você se entristeceu [pela carta anterior de Paulo], mas porque se entristeceu em se arrepender, pois sentiu um pesar piedoso... [que]... produz um arrependimento que leva à salvação e não traz arrependimentos ... Pois vejam que sinceridade essa tristeza divina produziu em vocês, que ânsia de limpar-se, que indignação, que alarme, que anseio, que zelo, que castigo! [7: 9-11]
Mais tarde, nos capítulos 8 e 9, Paulo muda sua abordagem para fazer um apelo prolongado à generosidade de seus leitores em uma coleção a ser usada para os necessitados de outras igrejas (comunidades católicas). Eu sempre sorrio enquanto leio esta seção, porque ela obviamente projetou retoricamente - sem qualquer falsidade alguma - para envergonhá-las e serem generosas. Visto que sou constrangido pelo meu próprio chamado de angariar fundos com frequência para o que acredito ser o bem da Igreja, talvez não deva chamar atenção para o que alguns podem denegrir como truques do comércio. Mas aqueles que precisam de uma lição para promover uma santidade materialmente generosa o encontrarão neste apelo de São Paulo!
Então, passamos de elogios a exortação. Mas, em seguida, Paulo vira a mesa e aborda as maneiras pelas quais a comunidade católica em Corinto ainda fica aquém. Nos capítulos 10 e 11, ele renova um dos temas de sua primeira carta: O facionismo dos coríntios, com vários pregadores e seus seguidores competindo para serem reconhecidos como possuidores da maior autoridade e graça. Mas Paulo insiste que "não é o homem que se recomenda que é aceito, mas o homem que o Senhor recomenda" (10:18).
Assim começa a passagem muito famosa na qual São Paulo pede que suportem sua “tolice”, ao insistir em sua autoridade apostólica, seu poder, seu compromisso, suas realizações e seu sofrimento por Cristo. Ele claramente se sente compelido a escrever dessa maneira, a fim de demonstrar aos seus leitores que ele pode apresentar esse tipo de afirmação muito mais do que qualquer um que lidere as várias facções coríntias. A razão pela qual ele fala de maneira tão tola (como afirma) é que ele se inclinou para trás para evitar impor qualquer ônus financeiro a eles precisamente, de modo que eles não ficassem tentados a seguir falsos professores:
E o que eu faço continuarei a fazer, a fim de minar a afirmação daqueles que gostariam de afirmar que em sua gloriosa missão eles trabalham nos mesmos termos que nós. Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se como apóstolos de Cristo. E não é de admirar, pois até Satanás se disfarça como um anjo de luz. Portanto, não é estranho que seus servos também se disfarçam de servos da justiça. [11: 12-15]
Paulo então continua sua “tolice”, vangloriando-se de seus sofrimentos e até de suas visões e revelações (capítulo 12). Mas ele encerra esta seção com maestria, apontando que ele é realmente muito fraco, que implorou a Cristo para remover um “espinho na minha carne”, mas que Cristo disse a ele: “Minha graça é suficiente para você, para minha família. o poder é aperfeiçoado na fraqueza” (12: 9). Portanto, Paulo está contente com a fraqueza, "pois quando sou fraco, então sou forte" (12:10). Assim, ele conclui:
Eu tenho sido um tolo! Você me forçou a isso... Pois eu não sou nada inferior a esses apóstolos superlativos, mesmo que eu não seja nada ... Você sempre pensou que estivemos nos defendendo diante de você? É à vista de Deus que temos falado em Cristo, e todos pela sua edificação, amados. Pois temo que talvez eu possa vir e não encontrar o que eu desejo...; que talvez haja brigas, ciúmes, raiva, egoísmo, calúnia, fofocas, presunção e desordem... e talvez eu tenha que lamentar muitos daqueles que pecaram antes e não se arrependeram da impureza, imoralidade e licenciosidade que possuem. praticado. [cf. 12: 11-21 inteiro]

Sobre a vida cristã: Em vasos de barro

Mencionei que esse elogio e culpa alternados dos coríntios giram em torno de um importante ensinamento de São Paulo sobre a natureza da vida cristã. Nos capítulos 3 a 7, Paulo explica o poder libertador de Cristo, em quem o véu de Moisés foi removido para que possamos ver e ser dignos de receber a glória de Deus. “E todos nós, com o rosto revelado, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados à sua semelhança de um grau de glória para outro; pois isso vem do Senhor que é o Espírito” (3:18).
Então agora o evangelho é velado apenas para aqueles que estão perecendo, que foram cegados pelo “deus deste mundo” (4: 3-5). Claramente, esse ensino tem uma forte conexão com a repreensão dos coríntios e sua atração faccional por pregadores inchados que os desviam: “Pois o que pregamos não é nós mesmos, mas Jesus Cristo como Senhor, conosco como seus servos de Jesus” (4: 5). Mas o ensino central é ainda mais universal, aplicando-se a todos nós. É o seguinte: “Temos este tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder transcendente pertence a Deus e não a nós” (4: 7). Portanto:
Somos afligidos em todos os aspectos, mas não somos esmagados; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguido, mas não abandonado; derrubado, mas não destruído; sempre carregando no corpo a morte de Jesus, para que a vida de Jesus também possa se manifestar em nossos corpos. Pois enquanto vivemos, estamos sempre sendo entregues à morte por causa de Jesus, para que a vida de Jesus possa se manifestar em nossa carne mortal. [4: 7-11]
Sob essa luz, é fácil ver por que São Paulo abomina o facionismo suscitado por falsos apóstolos em Corinto, ou por seguidores que reivindicam mais por seus líderes do que seus líderes desejariam. No capítulo 5, Paulo desenvolve esse tema, explicando que, enquanto estamos no corpo, não somos exaltados, mas desejamos estar em casa com Cristo:
Aqui, de fato, nós gememos, e desejamos viver em nossa habitação celestial, para que, ao usá-la, não possamos ser encontrados nus. Portanto, quer estejamos em casa ou fora, nosso objetivo é agradá-lo. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o bem ou o mal, de acordo com o que fez no corpo. [5: 1-10]
Por fim, Paulo conecta isso a suas repreensões, explicando que ele escreve dessa maneira para que os coríntios “possam responder àqueles que se orgulham da posição de um homem e não de seu coração” (5:12). Ele conclui:
A partir de agora, portanto, não consideramos ninguém segundo a carne. Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação; o velho já passou, eis que o novo chegou. Tudo isso é de Deus, que através de Cristo nos reconciliou consigo mesmo e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, em Cristo Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo... e confiando-nos a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, Deus fazendo seu apelo através de nós. Nós te imploramos em nome de Cristo, seja reconciliado com Deus. [5: 16-21]
O principal ponto espiritual da carta, que transcende a consideração de Paulo sobre as falhas particulares dos coríntios, é retomado no final deste ensino cristão central. O mesmo se aplica a todo leitor hoje: “Nossa boca está aberta para você, coríntios; nosso coração é largo. Você não é restrito por nós, mas é restrito em seus próprios afetos. Em troca - falo como as crianças - também aumentam seus corações” (6: 11-13).


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...