terça-feira, 6 de julho de 2021

Arcebispo de Granada: “Quem nasce homem será sempre homem, independentemente das operações que lhe sejam realizadas”

«Quem nasce homem, sempre será homem; Quem nasce mulher sempre será mulher. Eles colocam os hormônios que colocam nele, fazem as operações que fazem nele. Assim ficou claro Javier Martínez, arcebispo de Granada, durante a homilia de domingo. A frase referia-se à 'lei trans' que o conselho de ministros aprovou para processamento no Congresso.


 

«Nas últimas semanas, realizaram-se alguns eventos. A aprovação da lei da eutanásia e a implementação da lei da eutanásia. E a aprovação e implementação da chamada “lei trans”, que são leis, ao mesmo tempo iníquas, em certo sentido criminosas e diante das quais a Igreja não pode calar-se”, anunciou o arcebispo durante a homilia do domingo XIV daquela época. Ordinário.

Não apenas porque significam "imenso desrespeito" para um povo que acaba de sair de uma pandemia, "para que essas pessoas não possam reagir", disse ele.

«Não peço a alguns legisladores, que são pagãos, critérios cristãos para legislar. Você não pode perguntar a eles. No fundo, nem estou pedindo a você que respeite os direitos humanos que são óbvios para nós. Mas se há algo que caracteriza o abandono da Tradição Cristã, é a queda das evidências”, advertiu Martinez.

«Não te esqueças: Jesus Cristo conduziu o homem à sua plenitude e é a fonte de todo o verdadeiro humanismo. Os cristãos estão acostumados a pensar que a vida cristã só acrescenta à vida humana, que já existe por si e funciona bem por si (quando funciona bem), uma série de coisas: motivações, alguns preceitos morais, certas atitudes perante a vida, mas nada mais. Que vida humana por si mesma pode funcionar razoavelmente bem. Não é verdade", alertou.

«É verdade que Jesus Cristo conduziu o ser humano à plenitude da sua vocação. E o ser humano é razão. E o ser humano é liberdade. E o ser humano é carinho», reconhece o preado. Martínez lembra que quando falta Jesus Cristo como centro de nossa vida, centro de nossos desejos e pensamentos, “a razão fica turva”.

“Quando Jesus Cristo está perdido, a primeira coisa que fica obscurecida é a razão. Porque a razão está contaminada com todos os tipos de paixões, especialmente com a medição do poder e do dinheiro, da ganância. E esse motivo contaminado é um motivo muito limitado. Jesus Cristo nos dá acesso ao uso da razão. Porque se a razão não for usada corretamente, no final você não é um homem sábio, você não é um homem razoável", disse ele.

«Só quero dizer-lhe que comece a aceitar que a nossa sociedade não se rege pela razão. É regido por critérios de interesses humanos, interesses de grupo, interesses de poder ou pura e simplesmente relações de poder”, explicou o arcebispo aos fiéis.

Martínez disse que o mesmo que acontece com a razão acontece com a liberdade. “A liberdade se tornou um absoluto em que cada um pode realmente fazer o que quiser, voltando-se contra si mesmo, gerou as mais terríveis ditaduras”, disse o prelado.

“Temos que aprender de novo para ser livres. Diante dessas duas leis, que também são uma ofensa à razão humana em muitos aspectos; que é preciso defender que uma pessoa pode ser punida pela lei por ter dito que só existem homens e mulheres, significa que a prova caiu. Isso não significa nenhum julgamento sobre qualquer pessoa, de qualquer tipo, ou transexual... de qualquer tipo. Mas realidade é realidade. Somente a partir do século XIX, quando acreditamos ser os criadores e donos da Criação, acreditamos que ela poderia ser mudada. Não pode ser alterado. Quem nasce homem sempre será homem; Quem nasce mulher sempre será mulher. Eles colocam os hormônios que colocam nele, eles fazem as operações que fazem nele. E há uma história de suicídios ligada a isso que se esconde numa época em que nos Estados Unidos essa prática era feita com recém-nascidos, havia dez anos e depois era proibida. Foi proibido porque muitas dessas crianças acabaram em instituições psiquiátricas ou suicidaram-se”, explicou o arcebispo de Granada.

Oferecemos-lhe a homilia completa do Arcebispo de Granada, publicada pela diocese andaluza:

Querida Igreja do Senhor, irmãos;

queridos padres concelebrantes;

irmãos e amigos todos:

O Evangelho de hoje contém o relato da pregação de Jesus em Nazaré. Foi um fracasso, porque desconfiavam dele. Outro evangelista diz: “Ele não fez muitos milagres ali por causa de sua falta de fé". Milagres não são feitos para fazer crer, mas nascem da fé. E quem tem o dom da fé pode vê-los e vê-los não apenas em coisas imensamente grandes, mas em coisas que às vezes são muito pequenas, mas que só Deus pode fazer: certas formas de perdão, certas formas de vida, certos gestos .de generosidade, de gratuidade, que enche a história da humanidade com um milagre que é a Presença viva de Cristo. Mas ficamos tão acostumados com eles que quase vemos esses milagres como normais. E acontece que, quando começamos a ter falta de Cristo em nossa sociedade e em nossa cultura, percebemos, por exemplo,que o que chamamos de família normal é muito pouco normal: é algo muito excepcional, fruto de séculos da Graça do Senhor, da Tradição cristã, primorosamente cuidada por um povo de santos.

A verdade é que se pensarmos no ministério de Jesus como um todo, humanamente falando, foi um fracasso, porque é verdade que muitos o seguiram no início e principalmente com a surpresa dos sinais que ele fez. Mas então eles o abandonaram. Houve um momento em que Ele disse aos Doze: "Vocês também querem me deixar". Pedro respondeu: "Senhor, para onde podemos ir, se apenas Tu tens as palavras de vida eterna." E embora uma multidão alegre, principalmente crianças, o recebesse em Jerusalém como se fosse um rei, alguns dias depois gritaram “crucifica-o, crucifica-o”. E todos pensaram que aquele era o fim da história de Jesus. E, na verdade, estava apenas começando. Porque o Senhor nunca se deixa vencer pela generosidade. E onde abundou o pecado, abundou a graça ainda mais. E o Senhor sempre responde, mesmo para a miséria do homem,com presentes especialmente grandes: cem por um, que é uma taxa de juros que nenhuma instituição no mundo jamais pensou em dar.

Mas gostaria de falar com vocês hoje sobre um assunto apenas sobre a Primeira Leitura. O profeta Ezequiel é enviado pelo Senhor ao seu povo e lhes diz: eles são um povo obstinado, não vão ouvir vocês, mas não se preocupem, porque o importante é que eles saibam que há um profeta em seus meio. Um profeta não é alguém que anuncia o futuro ou que tem previsão de eventos futuros. Não. Um profeta é alguém que fala a Palavra de Deus; que comunica a Palavra de Deus; que comunica a mensagem e a Palavra de Deus de uma forma que nos permite e nos ajuda a viver e entender como Deus quer que vivamos. Não me sinto profeta, mas sou discípulo dos apóstolos e creio que também tenho o dever de anunciar a Palavra de Deus a vocês e de iluminar nossa história e os acontecimentos de nossa história a partir dessa Palavra de Deus.

Nas últimas semanas, houve alguns eventos. A aprovação da lei da eutanásia e a implementação da lei da eutanásia. E a aprovação e implementação da chamada “lei trans”, que são leis, ao mesmo tempo iníquas, em certo sentido criminosas e diante das quais a Igreja não pode calar. Não só porque significam uma imensa falta de respeito por um povo que acaba de sair de uma pandemia - que ainda sai de uma pandemia - e são aprovados aproveitando-se de certas circunstâncias, para que as pessoas não possam reagir, nem se manifestar ou expressar seus sentimentos, independentemente de ser maioria ou minoria. Desde a segunda metade dos séculos XVII -embora a história tenha começado muito antes-, mas quando o cristão se separou descaradamente do humano e nasceu o despotismo esclarecido,que é a primeira forma de totalitarismo, a sociedade em que vivemos tornou-se cada vez mais uma sociedade pós-cristã não cristã.

Não peço a alguns legisladores, que são pagãos, que tenham critérios cristãos quando se trata de legislar. Você não pode perguntar a eles. No fundo, nem estou pedindo a você que respeite os direitos humanos que são óbvios para nós. Mas se algo caracteriza o abandono da Tradição Cristã, é a queda das evidências. Não se esqueça: Jesus Cristo conduziu o homem à sua plenitude e é a fonte de todo o verdadeiro humanismo. Os cristãos costumam pensar que a vida cristã só acrescenta à vida humana, que já existe por si e funciona bem por si (quando funciona bem), uma série de coisas: motivações, alguns preceitos morais, certas atitudes perante a vida, mas nada mais. Que vida humana por si só pode funcionar razoavelmente bem. Não é verdade.

É verdade que Jesus Cristo conduziu o ser humano à plenitude da sua vocação. E o ser humano é razão. E o ser humano é liberdade. E o ser humano é carinho. E quando Jesus Cristo está faltando como o centro de nossa vida, o centro de nossos desejos e pensamentos, a razão se torna nublada. Não é que então a razão comece a trabalhar contra a fé. Isso faz parte da propaganda anticristã do século XIX. Quando Jesus Cristo está perdido, a primeira coisa que fica obscurecida é a razão. Porque a razão está contaminada com todos os tipos de paixões, especialmente com a medição do poder e do dinheiro, da ganância. E esse motivo contaminado é um motivo muito limitado. Jesus Cristo nos dá acesso ao uso da razão. Porque se a razão não for usada corretamente, no final você não é um homem sábio, você não é um homem razoável.

Só quero dizer a você que aceite que nossa sociedade não é governada pela razão. É governado por critérios de interesses humanos, interesses de grupo, interesses de poder ou pura e simplesmente relações de poder. Mas o mesmo que acontece com a razão acontece com a liberdade. A liberdade transformada em um absoluto em que cada um pode realmente fazer o que quiser, voltando-se contra si mesmo, gerou as mais terríveis ditaduras. Um dos primeiros teóricos da democracia, que era um homem esclarecido, mas não um homem cristão -Alexis de Tocqueville-, falando de liberdade, em um livro de sua intitulado "Democracia na América", no século XVIII, disse que um mundo construído apenas sobre a liberdade daria lugar às mais terríveis ditaduras que ele não conseguia descrever, mas que podia imaginar.

São João Paulo II disse: uma democracia sem valores pode ser facilmente corrompida e degenerada em uma ditadura. Explícito ou encoberto. E estamos nesse processo. Estamos a caminho de uma terceira ditadura, de uma forma ou de outra, porque são impostas leis que vão contra o bem comum. Que a "lei trans", por exemplo, converte - como disse o Secretário-Geral da Conferência Episcopal há poucos dias - o sentimento em uma categoria jurídica. Não é a primeira vez que acontece. Nas décadas de 30 e 40 do século passado, o sentimento de superioridade da raça ariana resultou em milhões de mortes quando se tornou lei. Portanto, no mundo, na cultura em que vivemos, um sentimento, um mito... como o mito do indivíduo. Os estados podem fazer esse tipo de legislação porque sabem que não existe povo. Somos indivíduos isolados cada um se fechou em si mesmo ou em seu diminuto círculo familiar e, portanto, não há ninguém que possa se opor à injustiça, ao despotismo, a gestos e atitudes ditatoriais.

E a Igreja, infelizmente, não somos muito livres. A partir dessa mesma época (finais do século XVII-XVIII, durante o século XVIII), a burguesia cristã se colocou nas mãos do liberalismo e caiu nos braços do liberalismo como cultura. E essa mesma Igreja, quando depois da Segunda Guerra Mundial, ou já no período entre guerras, ficou na moda que o marxismo traria felicidade, atirou-se nos braços do marxismo. Uma Igreja que não é um povo; que não tem consciência do povo; que é uma mera soma de indivíduos que têm crenças. E uma Igreja que não tem como critério de seu desejo, seu pensamento, sua felicidade, sua esperança, Jesus Cristo, e as promessas de Jesus Cristo, e a experiência de Jesus Cristo, é uma Igreja condenada a ser submissa ao Estado. De uma forma ou de outra. E então, quando percebemos isso, isso nos choca, além disso, com razão e com muita razão. Mas temos que pedir ao Senhor para nos recuperar ...

Somos um povo livre, de filhos livres de Deus. Mas somos um povo, não uma soma de indivíduos. Isso já foi dito muitas vezes, com muita seriedade, pelo Papa Francisco, em sua primeira encíclica: não somos a soma de um punhado de pessoas que têm certas crenças; o todo é mais importante do que a parte. Somos um povo, somos uma comunidade, somos uma ecclesia, o que significa uma assembleia, uma realidade social. Há quem defina a política como forma de organizar o tempo e o espaço. Quem assim define a política, que é uma definição mais profunda do que a da luta e da conquista do poder, acaba dizendo que a Igreja, embora viva uma realidade política, também é uma cidade, é também uma polis. É a polis, é a cidade de Deus, como dizia Santo Agostinho, que já existe aqui com antecedência e que tem a possibilidade de organizar o tempo e o espaço. Nós organizamos isso. Organizamos em torno do domingo, que é o Dia do Senhor. Nós o organizamos em torno da Eucaristia. E organizamos espaços e espaços sagrados: o altar da Igreja, o leito nupcial, o altar que é a mesa das refeições em família. Temos espaços sagrados. E o espaço mais sagrado de todos é a pessoa humana. E a experiência cristã consiste em saber reconhecer esse espaço, viver desse espaço e isso nos dá liberdade.

Precisamos aprender de novo para ser livres. Diante dessas duas leis, que também são uma ofensa à razão humana em muitos aspectos; que é preciso defender que uma pessoa pode ser punida pela lei por ter dito que só existem homens e mulheres, significa que a prova caiu. Isso não significa nenhum julgamento sobre qualquer pessoa, de qualquer tipo, ou transexual ... de qualquer tipo. Mas realidade é realidade. Somente a partir do século XIX, quando acreditamos ser os criadores e donos da Criação, acreditamos que ela poderia ser mudada. Não pode ser alterado. Quem nasce homem, sempre será homem; Quem nasce mulher sempre será mulher. Eles colocam os hormônios que colocam nele, eles fazem as operações que fazem nele. E há uma história de suicídios ligada a isso que se esconde numa época em que nos Estados Unidos essa prática era feita com recém-nascidos, havia dez anos e depois era proibida. Foi proibido porque muitas dessas crianças acabaram em instituições para doentes mentais ou suicidaram-se.

Mas, repito: não podemos nos escandalizar, pela simples razão de que não estamos numa sociedade governada pela razão. A razão deve ser aprendida para usá-lo. Jesus Cristo nos ensina a usá-lo bem. Ele diz: há coisas que valem mais do que outras; Se você encontrar uma pérola de grande valor, você vende o que tem para mantê-la. Jesus Cristo nos ensina a usar a razão. E quando não usamos bem a razão, a razão acaba sendo dominada pelas nossas paixões, pela luxúria (que é uma forma de ganância...). No final, devido à ganância e à ânsia de poder, que são as paixões mais poderosas do ser humano.

Que o Senhor nos ensine a usar a razão. Que o Senhor nos ensine a ser livres. Para sermos livres, Cristo nos libertou. E não há necessidade de temer a objeção de consciência. O povo cristão não precisa temer a objeção de consciência, nem mesmo a desobediência civil. O que pode ter consequências? Naturalmente, para os primeiros cristãos dos primeiros séculos, tinha muitas consequências ir celebrar a Eucaristia à noite, por exemplo, uma mulher sem permissão do marido. Ou teve tantas consequências simplesmente dizer: “Eu sou um cristão. Meu rei é Jesus Cristo”. Milhares de consequências, que as teve.

Um povo livre que seja capaz de exprimir não só as suas convicções e pedir aos meios de comunicação que defendam as suas ideias, mas que seja capaz de os apoiar e ajudar-se, como comunidade nesta dificuldade de os sustentar ... fizeram que, por exemplo, muitos católicos norte-americanos. E alguns foram para a prisão e seus irmãos os acompanharam e ajudaram. Precisamos aprender a ser livres. Mas não para defender a liberdade. Devemos pedir ao Senhor que nos ensine a amá-la. Depois, para defendê-la. E então vivê-lo. Viva livre, porque Sua Graça, Seu amor vale mais que a vida. E então, aprenda a amar, também aqueles que nos perseguem. Defender os cristãos, que muitas vezes são muito covardes, e atacar os que não são cristãos, é muito fácil. Temos que orar e amar aqueles que nos perseguem, porque nos dão a possibilidade de dar testemunho de Jesus Cristo acima de tudo.

Estamos às portas do verão. Tudo é feito muito bem pensado. Quando todos estão pensando "finalmente posso sair de casa, posso finalmente descansar, no campo, na praia...". Pareceu-me que era um pecado não te falar sobre isso e não te convidar a que o Senhor nos dê a graça de viver isso e de vivê-lo com alegria. A liberdade não nos é dada pelo estado. Foi o Senhor quem nos libertou e essa liberdade ninguém tem o poder de tirar de nós. O que o Senhor nos dá vale mais do que a vida. Assim de simples.

Meus queridos irmãos, vamos pedir ao Senhor. Devemos orar muito e pedir a Ele que nos fortaleça no uso da razão. Nem dialoga com alguém que acredita em magia pelo raciocínio. O raciocínio não é discutido. E com um mundo pagão não se discute a partir de categorias como “dignidade da pessoa humana”... Se uma única bomba pode matar 600.000 pessoas, do que estamos falando da dignidade da pessoa humana, onde está? Há quanto tempo isso não conta na vida política dos povos, na Europa, onde nasceram essas categorias no início da modernidade. Quem se importa. Ao senhor. O Senhor se preocupa. Que Ele nos ajude. Repito, é como um diálogo de surdos: falamos da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos e só produz sorrisos e nada acontece, nada muda.Só o testemunho de vidas decididas a viver como o Senhor nos dá para viver e com a liberdade dos filhos de Deus pode permitir que esta sociedade descubra com o tempo o bem que Jesus Cristo é para a vida e, então, mude seus modos de viver. Continuar.

Pedimos um pelo outro. Oramos por toda a Igreja. Pedimos de maneira especial pela Igreja na Espanha. E vamos professar a nossa fé, gratos por termos conhecido o Deus que é Amor, o Deus que é Comunhão de Pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo-, de quem esperamos o perdão dos pecados e a vida eterna.

+ Javier Martínez

Arcebispo de granada

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...