sábado, 16 de setembro de 2023

Não há espaço para a mornidão como católicos

Então, porque você é morno e não é quente nem frio, vou vomitá-lo da minha boca.
 (Apocalipse 3:16)

 


Por

A pandemia global causada pelo Coronavírus deu-nos a oportunidade de reavaliar e avaliar as nossas prioridades. É concebível que nosso Senhor esteja nos levando a fazer uma escolha definitiva entre nos alinharmos com Ele ou ficarmos contra Ele? É impossível servir a dois senhores; devemos escolher amar de todo o coração o Pai ou o mundo, mas não ambos (consulte Mateus 6:24 e 1 João 2:15). A mornidão é um pecado contra o amor de Deus e é definida pelo Catecismo da Igreja Católica como a “hesitação ou negligência em responder ao amor divino; pode implicar a recusa de se entregar ao estímulo da caridade” (2093).

Na nossa fé católica não há espaço para tibieza ou ambiguidade. Os ensinamentos da doutrina e da moral católicas não são meras sugestões; exigem uma adesão consistente e nunca devem ser tidas como garantidas. Temos uma decisão clara a tomar: abraçar totalmente a Deus ou rejeitá-lo totalmente. Não somos chamados a ser seletivos no nosso catolicismo, escolhendo o que se adapta às nossas preferências, como quando escolhemos itens do menu de uma cafetaria. Cristo e a Igreja são inseparáveis; não podemos ter um sem o outro. Cristo é a cabeça e nós somos o corpo, unidos como um só. A Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério formam um todo unificado que não pode ser separado. Um não pode permanecer sozinho sem o outro, pois todos são como recebemos a Revelação Divina de Deus. Santo Afonso de Ligório disse:

Será então a tibieza produtora de tanta ruína? Sim, traz consigo uma grande ruína, e o maior mal é que a sua ruína não é conhecida e, portanto, não é evitada nem temida pelos mornos, e especialmente pelos sacerdotes. A maioria deles naufraga nesta rocha cega de tibieza e, portanto, muitos deles se perdem. Chamo-lhe pedra cega: porque o grande perigo de perdição a que estão expostos os mornos consiste nisto, que a sua tibieza não lhes permite ver o grande estrago que produz na alma. Muitos não estão dispostos a separar-se completamente de Jesus Cristo; desejam segui-lo, mas desejam segui-lo à distância, como São Pedro, que, quando o Redentor foi capturado no jardim, o seguiu de longe. Mas aqueles que agem desta maneira cairão facilmente no infortúnio que se abateu sobre São Pedro, que, quando acusado por uma criada de ser discípulo do Redentor, negou três vezes Jesus Cristo.

 

A presença do catolicismo morno é destrutiva e não há lugar para isso dentro da Santa Igreja Católica. Inclui a falta de uma catequese sólida e uma expressão diluída ou diluída da fé católica. Muitas vezes, há uma deficiência no ensino de princípios morais, que são essenciais para que os católicos desenvolvam uma consciência bem formada e façam julgamentos morais sólidos, baseados nas verdades da Fé. Como podem os leigos envolver-se eficazmente nas questões políticas e sociais se não possuem consciências bem formadas? A mensagem dos Evangelhos pretende ir contra a maré da cultura predominante, desafiando as suas normas pecaminosas e a tentativa de eliminar Deus da sociedade.

A cultura circundante está a evoluir rapidamente, com uma forte inclinação para erradicar o Cristianismo da sociedade. Estamos a ser testados e confrontados pelo mundo, e Deus chama-nos a permanecermos firmes na nossa fé e a compreendermos a nossa verdadeira identidade como filhos da luz. Como filhos e filhas do Pai, devemos escolher defender e defender a verdade, respondendo com imenso amor para ajudar uns aos outros a alcançar a salvação e a vida eterna com o nosso Deus Triúno.

Acreditar no Evangelho como católico não é uma questão de escolha; devemos reconhecer e aceitar a sua verdade como parte da Palavra inspirada de Deus. Como podemos combater a confusão cultural e opor-nos às normas prevalecentes se nós próprios não estamos firmemente enraizados na nossa fé católica? Como católicos, somos chamados a estabelecer um relacionamento com Cristo e a lutar pela união perfeita com Ele, o que exige um amor sincero por Ele com todo o nosso ser.

Se escolhermos ser mornos, afastamo-nos do convite de Deus para experimentar o Seu amor divino e rejeitamos a Sua orientação amorosa. Através da nossa fé católica, fomos abençoados com a verdade transmitida pelo próprio Cristo. Quando nos recusamos a aceitar este dom extraordinário, não apenas rejeitamos a verdade, mas também rejeitamos Cristo. Não podemos abraçar o catolicismo morno e ao mesmo tempo abraçar Cristo. Não há lugar no céu para cristãos mornos.

Fonte - catholicexchange

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...