“Ele nos desacredita revelando nossa conduta” (Sabedoria 2, 12)
Devo fazer um breve esclarecimento sobre o nome “Jasão” para não dar origem a mal-entendidos: não se trata de um ser fictício, nem de um personagem da mitologia grega, nem de um homem santo que viveu na época de São Paulo. Este é um usurpador do sacerdócio que aparece no Antigo Testamento, na época de Antíoco IV Epifânio.
Jason representa a apostasia religiosa e também o amor pelo mundano. Jasão indignou o Templo de Jerusalém enquanto foi ele quem construiu ginásios para a decadência dos israelitas. E é em Jason que me é plenamente representada a situação que ocorre no mundo moderno, onde ligo inequivocamente a blasfêmia praticada na França com as blasfêmias do modernismo. Muitas vezes a impiedade generalizada é um castigo pelo desprezo pelo sagrado praticado pelos religiosos: “(Deus) poliu-o para manejá-lo; Esta espada foi afiada e polida para ser entregue nas mãos do assassino. Grite e uive, ó filho do homem! Porque ela é dirigida contra o meu povo, contra todos os príncipes de Israel. Eles foram entregues à espada junto com o meu povo” (Ezequiel 23, 11-12). E você lapidaria as seguintes palavras: “Porque tanto o profeta como o sacerdote apostataram, até na minha casa encontrei a sua maldade” (Jeremias 23, 11).