Tirado do blog de Sabino Paciolla em entrevista com a professora Geraldina Boni
Munus e ministerium: Quanto são sinônimos? Que peso fez o uso desses termos na abdicação de Bento XVI?
Com base nos textos normativos e documentos do Magistério
eclesiástico, a doutrina mais autorizada sustentava em tempos de nenhuma
suspeita de que as palavras munus e ministerium são
em grande parte sinônimos, diferindo apenas em nuances mínimas. Basta
pensar nos estudos, que datam de cerca de trinta anos atrás, de
canonistas de renome internacional, como o cardeal Péter Erd, e o
monsenhor Juan Ignacio Arrieta. Ninguém certamente nega que a renúncia
de Bento XVI, que leu em 11 de fevereiro de 2013, contenha elementos de
ambiguidade que possam levar a mal-entendidos, incluindo o uso dos dois
termos mencionados na própria declaração. No entanto, isso não é razão
suficiente para justificar a violência ou instrumentalização do
significado das palavras com vistas a afirmar que Ratzinger só teria
renunciado ao exercício ativo de sua primazia. E isto por várias razões.
Para começar, seria uma decisão contrária à lei divina, que, pelo
contrário, levanta a renúncia total do ofício petrino; isto é, a todas
as prerrogativas que ela implica, a fim de salvaguardar a unidade da
Igreja. Por outro lado, a renúncia ao mero ministro (e não do munus,
como alguns teorizam) seria um gesto seriamente prejudicial e
irresponsável, porque poderia levantar dúvidas sobre a validade dos atos
de seu sucessor. Pelo contrário: deve ser plenamente garantido, pro bono animarum,
a continuidade dos atos de governo da Igreja universal. Este detalhe
também revela o curto-circuito para aquele referido teoria, porque se
pode afirmar que Francisco legitimamente exerce o ministério petrino
precisamente para garantir a continuidade do regime Ecclessiae.
Finalmente, os escritos e declarações de Joseph Ratzinger não podem ser
descartados, nos quais ele confirmou em numerosas ocasiões a validade
de sua renúncia do pontificado, prometia obediência ao seu sucessor e
reconhecendo a plena legitimidade do sucessor. A descontextualização e a
deturpação das declarações de tais Papas Emérito disfarçam astutamente aquelas que negam palpavelmente certas reconstruções fantásticas; são posturas incorretas e inaceitáveis.