A
Igreja Católica vinha exercendo as rigorosas disciplinas da Quaresma
por 500 anos antes de Maomé surgir das areias da Arábia. Esses bons
prelados se esqueceram dos jejuns dos apóstolos?
Por Padre John A. Perricone
Pareceria assim, se alguns dos prelados superiores tivessem algo a ver com isso. Mais
do que alguns deles, no início da Quaresma, nos instaram a imitar nossos
“irmãos muçulmanos” enquanto eles passam por seus jejuns do Ramadã.
Nós os imitamos?
A Igreja Católica vinha exercendo as rigorosas disciplinas da Quaresma
por 500 anos antes de Maomé surgir das areias da Arábia. Esses bons
prelados se esqueceram dos jejuns dos apóstolos? Ou do surgimento de
homens e mulheres cristãos desafiando os desertos da Arábia e do Egito
para dar à luz as grandes Ordens eremíticas e cenobíticas? Santo
Antônio, os Padres do Deserto ou São Simeão Estilita escaparam de suas
mentes? O monasticismo, como é conhecido, surgiu daqueles séculos com
grande ênfase em domar a besta no homem para que ele se torne ainda mais
do que um anjo.
Talvez
seu lapso de memória seja devido à desvalorização de seus predecessores
de todo o aparato de expiação pelo pecado, reparação por ofensas
passadas e o valor singular da mortificação e do jejum? O Papa Montini,
afinal, foi movido pela necessidade de suavizar as autoabnegações
características da tradição milenar da Igreja como exercícios vazios de
um passado obscuro. Assim, a abstinência obrigatória de sexta-feira, o
jejum de três horas antes da recepção da Sagrada Comunhão e muitas
outras disciplinas dignas que tinham sido emblemáticas de uma existência
católica robusta foram deixadas de lado.