"Acredito
firmemente que o celibato deve ser opcional, mas desde que essa
situação não mude as regras do jogo, elas são o que são e devem ser
aceitas sem interpretação." Assim se manifestou com clareza a teóloga Cristina Inogés Sanz em sua palestra em Vida Nueva, que você conhecerá
por ter sido escolhida pelo Vaticano para dirigir uma das conferências
de abertura do Sínodo da Sinodalidade em outubro passado.
 |
| Cristina Inogés durante a abertura do sínodo |
Seu
comentário sobre o celibato está escrito em um artigo no qual, após as
renúncias do Bispo de Solsona e do Arcebispo de Paris, ela aproveita
para destacar a importância do "acompanhamento" para padres e bispos.
«São dois casos muito diferentes porque são duas pessoas muito
diferentes. Porém, no pano de fundo da situação existe uma realidade que
os iguala, que pode surpreender, mas que negá-la e, sobretudo, que não
sirva de exemplo é o que é realmente preocupante. Esta realidade é que
os dois bispos são, antes de mais, vítimas de si próprios e de uma
estrutura que está a vazar por toda a parte», escreve a teóloga.
Inogés
faz-se várias perguntas: Que tipo de acompanhamento estes dois bispos,
o espanhol e o francês, tiveram de terminar como acabaram? Ninguém ao
seu redor captou algum sinal? Isso por si já seria muito grave, mas,
como tudo mais, pode piorar se a pergunta for outra, eles não estavam
acompanhados de ninguém? E, indo um pouco mais longe, o clero, em geral,
por quem estão acompanhados? Porque, falada ou não, a solidão também se
faz sentir entre o clero e entre os bispos.