Tirado do blog de Sabino Paciolla em entrevista com a professora Geraldina Boni
Munus e ministerium: Quanto são sinônimos? Que peso fez o uso desses termos na abdicação de Bento XVI?
Com base nos textos normativos e documentos do Magistério eclesiástico, a doutrina mais autorizada sustentava em tempos de nenhuma suspeita de que as palavras munus e ministerium são em grande parte sinônimos, diferindo apenas em nuances mínimas. Basta pensar nos estudos, que datam de cerca de trinta anos atrás, de canonistas de renome internacional, como o cardeal Péter Erd, e o monsenhor Juan Ignacio Arrieta. Ninguém certamente nega que a renúncia de Bento XVI, que leu em 11 de fevereiro de 2013, contenha elementos de ambiguidade que possam levar a mal-entendidos, incluindo o uso dos dois termos mencionados na própria declaração. No entanto, isso não é razão suficiente para justificar a violência ou instrumentalização do significado das palavras com vistas a afirmar que Ratzinger só teria renunciado ao exercício ativo de sua primazia. E isto por várias razões. Para começar, seria uma decisão contrária à lei divina, que, pelo contrário, levanta a renúncia total do ofício petrino; isto é, a todas as prerrogativas que ela implica, a fim de salvaguardar a unidade da Igreja. Por outro lado, a renúncia ao mero ministro (e não do munus, como alguns teorizam) seria um gesto seriamente prejudicial e irresponsável, porque poderia levantar dúvidas sobre a validade dos atos de seu sucessor. Pelo contrário: deve ser plenamente garantido, pro bono animarum, a continuidade dos atos de governo da Igreja universal. Este detalhe também revela o curto-circuito para aquele referido teoria, porque se pode afirmar que Francisco legitimamente exerce o ministério petrino precisamente para garantir a continuidade do regime Ecclessiae. Finalmente, os escritos e declarações de Joseph Ratzinger não podem ser descartados, nos quais ele confirmou em numerosas ocasiões a validade de sua renúncia do pontificado, prometia obediência ao seu sucessor e reconhecendo a plena legitimidade do sucessor. A descontextualização e a deturpação das declarações de tais Papas Emérito disfarçam astutamente aquelas que negam palpavelmente certas reconstruções fantásticas; são posturas incorretas e inaceitáveis.


