(Austin Ruse na Crisis Magazine) -Há algumas semanas, minha filha Lucy caminhou 100 quilômetros do Caminho. A experiência foi transformadora. Todas as fotos que ele me enviou foram de alegria, de pura alegria. Tenho uma foto dela dançando no Caminho que me faz chorar toda vez que olho para ela.
O seu grupo era formado por cerca de 100 meninas dos Estados Unidos, sob o olhar atento dos numerários do Opus Dei. Não foi apenas uma caminhada, mas um retiro, algo que ela jamais esquecerá. Houve um pouco de fervor patriótico. Nossas meninas ocasionalmente agitavam bandeiras americanas e gritavam “EUA, EUA!” Poder-se-ia pensar que, numa Europa antiamericana, isto não seria do agrado. Mas não foi assim. Muitas vezes eram recebidos com grandes sorrisos, cantos e buzinas. Talvez não dos franceses.
O seu grupo foi para Fátima, onde andaram de joelhos, com os joelhos ensanguentados. E depois foram para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
Diz que adorou ambas as experiências, mas que gostou mais do Caminho. O Caminho foi um retiro; era até místico. Jornada Mundial da Juventude, bem, nem tanto.

