A Igreja Católica vinha exercendo as rigorosas disciplinas da Quaresma por 500 anos antes de Maomé surgir das areias da Arábia. Esses bons prelados se esqueceram dos jejuns dos apóstolos?
Por Padre John A. Perricone
Pareceria assim, se alguns dos prelados superiores tivessem algo a ver com isso. Mais do que alguns deles, no início da Quaresma, nos instaram a imitar nossos “irmãos muçulmanos” enquanto eles passam por seus jejuns do Ramadã.
Nós os imitamos? A Igreja Católica vinha exercendo as rigorosas disciplinas da Quaresma por 500 anos antes de Maomé surgir das areias da Arábia. Esses bons prelados se esqueceram dos jejuns dos apóstolos? Ou do surgimento de homens e mulheres cristãos desafiando os desertos da Arábia e do Egito para dar à luz as grandes Ordens eremíticas e cenobíticas? Santo Antônio, os Padres do Deserto ou São Simeão Estilita escaparam de suas mentes? O monasticismo, como é conhecido, surgiu daqueles séculos com grande ênfase em domar a besta no homem para que ele se torne ainda mais do que um anjo.
Talvez seu lapso de memória seja devido à desvalorização de seus predecessores de todo o aparato de expiação pelo pecado, reparação por ofensas passadas e o valor singular da mortificação e do jejum? O Papa Montini, afinal, foi movido pela necessidade de suavizar as autoabnegações características da tradição milenar da Igreja como exercícios vazios de um passado obscuro. Assim, a abstinência obrigatória de sexta-feira, o jejum de três horas antes da recepção da Sagrada Comunhão e muitas outras disciplinas dignas que tinham sido emblemáticas de uma existência católica robusta foram deixadas de lado.
