Por: Martin Grichting
Já no século V, São Vicente de Lérins se perguntava: «Existe progresso na religião?». E estava certo de que sim, que existia, e além disso era grande. Mas tinha que ser um progresso, não uma mudança. Vicente descrevia assim a tarefa da Igreja: «Nunca modifica as verdades da fé que lhe foram confiadas, não tira nada nem adiciona nada. (…). O que outra coisa quis obter com as decisões dos concílios senão que o que antes se aceitava com simplicidade se acreditasse depois com maior certeza; o que antes se pregava com maior desenvoltura se anunciasse depois com maior ênfase; o que antes se conservava com tranquilidade se ensinasse depois com maior cuidado?» (Commonitorium; 23).
Quando se trata da questão do ministério episcopal, e portanto também da potestas sacra, podem-se aplicar precisamente estas palavras de Vicente de Lerino: com o tempo, a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, tem concretizado e aprofundado sua doutrina de fé a respeito, sem modificar nunca sua essência.
No primeiro milênio existia uma prática eclesial e sacramental reconhecida, mas ainda não se havia desenvolvido uma teologia profunda sobre o sacramento da ordem. O bispo era o princípio visível da unidade e o celebrante principal da Eucaristia, em união com o Papa e o colégio episcopal.











