Se o Cardeal Fernandez teme que as pessoas coloquem Maria em pé de igualdade com Cristo, então o problema não está em Maria, mas em Fernandez.
Nunca deixa de me surpreender que, no mundo moderno, as pessoas tenham um medo particular das palavras. As pessoas parecem não temer mais o pecado ou a insensatez, apenas os mal-entendidos. E como se não bastasse, não existe verdade que não possa ser mal interpretada. A teologia católica romana sempre enfatizou extraordinariamente Cristo como o único Salvador. É precisamente por isso que nunca vi qualquer ameaça na forma como se fala de Maria. A posição de Cristo é tão absoluta que seria absurdo pensar que alguém pudesse realmente ofuscá-Lo. Cooperação não significa rivalidade. Se Deus realmente se fez homem, então Ele não apenas se humilhou, mas também se tornou dependente da obediência humana: primeiro de Maria, depois dos apóstolos e, por fim, de todos nós. O Cardeal Fernandez está vendo fantasmas quando diz que não é mais aconselhável usar o título de “Corredentora” para Maria.
Portanto, não vejo nada de irracional na ideia de que Maria, de maneira totalmente subordinada e por graça, participou da obra de Cristo. O termo “Corredentora” não é tão chocante quanto alguns temem. E, francamente, se o Cardeal Fernández teme que as pessoas coloquem Maria em pé de igualdade com Cristo, o problema não está em Maria, mas em Fernández. É precisamente a presença de Maria que me lembra que a fé cristã não é uma ideia, uma filosofia ou um sistema moral, mas uma história. A realidade factual da cooperação de Maria na obra da nossa redenção não provém de invenção humana, mas do fato de o próprio Deus ter decidido agir por meio da mediação humana. Cada passo na história da salvação mostra que Deus não age apesar do homem, mas por meio do homem. O “fiat” de Maria é o primeiro, e talvez o mais claro, exemplo dessa cooperação sobrenatural.



