Há
uma semana, Dorothea Schmidt, juntamente com outros três teólogos
alemães, anunciaram publicamente que estavam abandonando o caminho
sinodal alemão diante da deriva herética e cismática a que os bispos do
país estavam conduzindo a Igreja.
 |
| Dorothea Schmidt |
Dorothea Schmidt concedeu uma entrevista ao jornal espanhol Aceprensa, na qual aborda os motivos de sua saída do caminho sinodal.
Schmidt,
jornalista de profissão, explica na entrevista que “o Caminho Sinodal
não foi um verdadeiro debate em busca da verdade, mas um processo
político-parlamentar com cabo de guerra para encontrar maiorias”. Dorothea
argumenta que "Quando não há escuta da oração e não há questionamento da vontade de Deus e, finalmente, quando as diretrizes de Roma são ignoradas, então este simplesmente não é um debate sinodal nem tem o potencial de renovar a Igreja a partir de dentro".
A ex-participante do caminho sinodal afirma que “especialmente grave é o
fato de que as indicações e diretrizes de Roma não são levadas em
consideração na Alemanha e que alguns bispos já estão aplicando em suas
dioceses “reformas” que contradizem a doutrina atual”. Além
disso, ela destaca que “a Igreja Católica na Alemanha está claramente
se distanciando de Roma e pondo em perigo a unidade da communio
universal. Não queremos ser co-responsáveis por isso ou apoiá-lo. Simplesmente, não podemos contribuir com nada razoável onde não se trata de renovar a Igreja Católica, mas de transformá-la".
A jornalista assegura que “o Caminho Sinodal sempre manteve a história de que os abusos têm causas sistêmicas". Não se falou em culpa pessoal, mas toda a Igreja foi colocada no banco dos acusados.
A obsessão por mudar a moralidade sexual
Schmidt
narra para a Aciprensa que «tanto a questão da 'nova evangelização'
como todas as outras orientações de Roma foram praticamente descartadas.
Os bispos Rainer Woelki e
Rudolf Voderholzer elaboraram estatutos alternativos para o Caminho
Sinodal, nos quais a evangelização ocupava um papel central, mas foram
rejeitados. Posteriormente,
justificou-se dizendo que o que foi debatido e decidido no Caminho
Sinodal – como a abolição da moralidade sexual, a exigência do
sacerdócio para as mulheres ou a bênção de casais do mesmo sexo e a
inculturação da ideologia de gênero – já era a evangelização ou mesmo um
pré-requisito para a evangelização».
A desobediência dos bispos a Roma
Sobre
a criação de comitês sinodais, proibidos por Roma, a grande maioria dos
bispos disse que "aprova" as indicações de Parolin, Ladaria e Ouellet e
que seguirá em frente. O
entrevistado, deixa escapar na entrevista que o objetivo da criação
destes novos órgãos é “transferir os poderes episcopais para os leigos e
assim minar o ministério episcopal”.
Sobre
a carta dos cardeais enviada ao presidente Bätzing, Schmidt destaca que
“todas as indicações e intervenções da Santa Sé foram essencialmente
ignoradas". Uma vez
publicadas as declarações de Ladaria e Ouellet após a visita ad limina,
ninguém pode reinterpretar ou relativizar as declarações romanas. Lá
foi dito explicitamente que todos os documentos sinodais devem retornar
à linha da doutrina da Igreja e do Vaticano II, o que não foi
realizado.
Esta
última carta de Roma é um documento emitido in forma specifica, o que
significa que o próprio Papa a aprovou expressamente. "Ignorar
esta instrução é, como disse antes, conduzir deliberadamente a Igreja
ao cisma”, adverte o ex-participante do caminho sinodal.
Ruptura com a antropologia cristã
O
jornalista destaca que “as principais mudanças afetam a antropologia e a
revelação cristã, tal como entendida pela Igreja Católica". O
texto de orientação – por assim dizer, o preâmbulo do Caminho Sinodal –
rompe com a doutrina obrigatória da Igreja sobre a revelação,
estabelecida no documento conciliar “Dei Verbum”. A Igreja está ligada à unidade da Escritura, da Tradição e do Magistério. Agora, a Assembleia sinodal diz: não precisamos deles, porque temos novas fontes que nos apontam na direção certa.
"Para
os sinodais, não é mais a Igreja que leva o Evangelho às realidades da
vida, mas o contrário: já que muitos não aderem mais aos ensinamentos
sexuais da Igreja, eles devem ser mudados, segundo a lógica de o Caminho
Sinodal. Desta forma, a
unidade entre Escritura, Tradição e Magistério é dissolvida, e o
Magistério é privado da autoridade última para interpretar”, acrescenta
com grande sucesso.
Dorothea
Schmidt revela que o caminho sinodal, “no que diz respeito à ética
sexual, referindo-se ao amor de Deus por todas as pessoas e porque
muitos não aderem aos ensinamentos, têm exigido que as relações sexuais
extraconjugais sejam reconhecidas como legais”. "Exemplo, a masturbação".
“Trata-se
de uma redução incrível da antropologia cristã, que se expressa numa
ética sexual altamente desenvolvida e profunda, e que contempla o ser
humano de forma integral”, sentenciou a jornalista.
Fonte - infovaticana