"Acredito firmemente que o celibato deve ser opcional, mas desde que essa situação não mude as regras do jogo, elas são o que são e devem ser aceitas sem interpretação." Assim se manifestou com clareza a teóloga Cristina Inogés Sanz em sua palestra em Vida Nueva, que você conhecerá por ter sido escolhida pelo Vaticano para dirigir uma das conferências de abertura do Sínodo da Sinodalidade em outubro passado.
![]() |
| Cristina Inogés durante a abertura do sínodo |
Seu comentário sobre o celibato está escrito em um artigo no qual, após as renúncias do Bispo de Solsona e do Arcebispo de Paris, ela aproveita para destacar a importância do "acompanhamento" para padres e bispos. «São dois casos muito diferentes porque são duas pessoas muito diferentes. Porém, no pano de fundo da situação existe uma realidade que os iguala, que pode surpreender, mas que negá-la e, sobretudo, que não sirva de exemplo é o que é realmente preocupante. Esta realidade é que os dois bispos são, antes de mais, vítimas de si próprios e de uma estrutura que está a vazar por toda a parte», escreve a teóloga.
Inogés faz-se várias perguntas: Que tipo de acompanhamento estes dois bispos, o espanhol e o francês, tiveram de terminar como acabaram? Ninguém ao seu redor captou algum sinal? Isso por si já seria muito grave, mas, como tudo mais, pode piorar se a pergunta for outra, eles não estavam acompanhados de ninguém? E, indo um pouco mais longe, o clero, em geral, por quem estão acompanhados? Porque, falada ou não, a solidão também se faz sentir entre o clero e entre os bispos.
