Henri de Lubac, SJ, um dos maiores teólogos católicos do século XX, estava entre as figuras proeminentes do movimento de recursos que preparou o caminho para o Vaticano II. De fato, muitos de seus escritos influenciaram os próprios termos empregados pelo Concílio, especialmente nas constituições sobre a Igreja (Lumen Gentium) e sobre a revelação (Dei Verbum). Durante seu longo ministério teológico, que se estendeu do início dos anos 1930 ao início dos anos 1980, ele não apenas insistiu no vínculo íntimo entre teologia e espiritualidade, mas também testemunhou a inseparabilidade do dogmático e do pastoral em sua corajosa oposição ao nazismo e anti -Semitismo. Seu último grande trabalho teológico, concluído apesar do declínio da força física, foi o volume de quase mil páginas La posterité spirituelle de Joachim de Flore (A Posteridade Espiritual de Joachim de Flore). Infelizmente, ainda não está disponível em inglês. Mas suas reflexões são muito úteis hoje, quando consideramos o atual Sínodo da Igreja sobre a sinodalidade e seu recém-lançado Instrumentum Laboris (documento de trabalho).
De Lubac tratou pela primeira vez o místico do século XII longamente no terceiro volume de seu Exégèse Médiévale. Ele se concentrou na abordagem distinta de Joachim às Escrituras, em particular sua visão de que haveria uma “terceira era” do Espírito que substituiria as eras do Pai e do Filho (representadas pelo Antigo e Novo Testamentos, respectivamente). Na leitura de De Lubac, o objetivo da visão profética de Joaquim era questionar a finalidade salvadora de Jesus Cristo. Na “terceira idade” de Joaquim, o “Espírito” efetivamente se separa de Cristo e alimenta movimentos pseudomísticos e utópicos. Pois sem o referencial e a medida cristológica objetiva, o apelo ao Espírito facilmente cai vítima de ideologias e fantasias subjetivas.




_810_500_75_s_c1.jpg)



