Usar pronomes preferenciais não é uma concessão inofensiva, mas o primeiro passo em uma cascata de intervenções que tornam alguém paciente de procedimentos médicos “trans” para o resto da vida.
Por Verônica Burchard e Mike Gutzwiller
Você deve ter se perguntado: “Os católicos deveriam usar pronomes?” Pode ser quase impossível não fazê-lo. A resposta simples e óbvia, gramaticalmente falando, é sim, claro que devemos usar pronomes se quisermos que a nossa linguagem seja clara e corresponda à realidade.
Na língua inglesa, usamos pronomes o tempo todo para evitar que as frases se tornem repetitivas e desajeitadas. Sem pronomes possessivos como “deles”, teríamos que dizer coisas como “John e Mary levaram os livros de John e Mary para o carro de John e Mary”.
Mas deveríamos usar os “pronomes preferidos” de alguém que não correspondem ao seu sexo? Não.
A verdade pode ser definida como quando aquilo em que acreditamos corresponde à realidade. Santo Agostinho disse que não é preciso defender a verdade, ela pode se defender. A verdade – a realidade – é evidente. As ideologias, por outro lado, não são verdadeiras e, portanto, precisam de afirmação e apoio constantes.
Esta é uma das razões pelas quais aqueles que pretendem impor uma ideologia sempre visaram o uso da linguagem. As palavras moldam a forma como pensamos. Como observou George Orwell em 1984, se os ideólogos querem controlar as pessoas, uma forma de o fazer é fazer com que as pessoas não percebam, e até sejam confortadas, pelas contradições absurdas do seu próprio pensamento. Por exemplo, “Liberdade é escravidão” ou “Ignorância é força”. Agora podemos acrescentar a esta lista: “Um homem é uma mulher”.

