Vaticano marca 60o aniversário da Declaração “Nostra Aetate” sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs do Vaticano II
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. (Ef 5, 8-11)
Por Mateo González Alonso
A Declaração ‘Nostra Aetate’ sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs do Vaticano II completa 60 anos e no Vaticano foi realizada em grande estilo em um evento em que representantes das religiões do mundo, membros do corpo diplomático e um bom grupo de católicos comprometidos com o diálogo inter-religioso participaram. O Dicastério para o Diálogo Inter-religioso e a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo organizaram uma noite “para celebrar seis décadas de diálogo, amizade e cooperação entre os seguidores das religiões do mundo, inspirados na Declaração ‘Nostra Aetate’, um dos documentos mais inovadores do Concílio Vaticano II”.
Por José Luis Aberasturi
Pois bem, “depende”, como diriam na Galiza, e com razão. E vamos explicar-nos.
Se por “todos” se pretende significar que “são todos iguais”, ou que “são todos de igual valor para a Salvação” ou “para ir para Deus”, então é claro que NÃO.
O fato de eles não serem iguais vem do fato de que Buda ou Jesus Cristo NÃO são iguais. Ou que entre Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade feita homem, e qualquer outro “fundador” ou “iniciador” de qualquer outra “religião” ainda existem classes.
Na verdade - fato histórico perfeitamente comprovado e, portanto, verificável - só Cristo é proclamado Deus - Filho de Deus, igual a Deus - e somente Ele, nem mesmo nos monoteístas. Jesus, sim.
| Jerusalém, 26 de maio de 2014: Papa Francisco no Muro das Lamentações com o rabino Abraham Skorka e o imame Omar Abboud |
POR ANDREA TORNIELLI
A declaração conciliar Nostra aetate, aprovada pelos Padres conciliares do Vaticano II e promulgada por Paulo VI em 28 de outubro de 1965, mudou de modo irreversível as relações entre a Igreja Católica e o Judaísmo, na sequência dos passos dados por João XXIII, e também mudou a abordagem do catolicismo em relação às religiões não-cristãs. É considerado um texto fundador para o diálogo com outras confissões religiosas, resultado de um longo trabalho.
A parte central do documento refere-se ao judaísmo: “Sondando o mistério da Igreja, este sagrado Concílio recorda o vínculo com que o povo do Novo Testamento está espiritualmente ligado à descendência de Abraão… Sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos”. Palavras que representam o reconhecimento das raízes judaicas do cristianismo e a relação única que existe entre a fé cristã e o judaísmo, como sublinhou João Paulo II em abril de 1986, quando visitou a Sinagoga em Roma. Um tema sobre o qual Joseph Ratzinger, como teólogo também refletiu, e como Bispo de Roma, refletiu na sua visita à Sinagoga de Roma em janeiro de 2010. Na ocasião lembrou que "a doutrina do Concílio Vaticano II tornou-se para os católicos um ponto firme ao qual fazem referência constante na atitude e nas relações com o povo judeu, marcando uma etapa nova e significativa”. O acontecimento conciliar deu um impulso decisivo no compromisso de se percorrer irrevogavelmente um caminho de diálogo, fraternidade e amizade.

O "caminho sinodal" alemão é um cisma, enquanto os tradicionalistas americanos são acusados de ter uma "mentalidade cismática". Um número crescente de católicos está questionando se o Papa Francisco é realmente o papa, enquanto outros aplaudem todos os seus movimentos confusos. Enquanto isso, milhões de católicos estão tentando sobreviver a essa bagunça com sua fé e sanidade intactas.
Alguns podem dizer que esses tipos de divisões sempre existiram na Igreja, e eles estariam certos (veja 1 Coríntios). No entanto, as divisões de hoje são diferentes. Eles não representam visões opostas sobre a melhor maneira de praticar o catolicismo, mas sim visões opostas sobre o que constitui nossa "regra de fé", o núcleo das crenças fundamentais e os meios pelos quais recebemos essas crenças. Isso, portanto, faz com que os diferentes campos dentro do catolicismo pratiquem religiões diferentes, embora todos eles pertençam externamente à mesma Igreja visível.
Por Stefano Fontana no Nuova Bussola Quotidiana
A viagem de Francisco ao Cazaquistão, de 13 a 17 de setembro, teve ampla cobertura da mídia. O
programa detalhado divulgado pela Santa Sé é conhecido, sabe-se que ele
não se reunirá com o Patriarca Cirilo como especulado anteriormente; em vez disso, sabe-se que pode haver um lugar para ver o presidente chinês Xi Jinping. Acima
de tudo, foi explicado que Francisco participará do 7º Congresso de
Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais a ser realizado em Astana,
o atual Nur Sultan, "como mensageiro da paz" em um momento em que o
mundo está em grande necessidade disso.
As notícias têm insistido muito na importância dessas reuniões religiosas para a paz e a harmonia. Tudo isso é conhecido, mas o significado do encontro de líderes religiosos também se presta a outras avaliações, das quais os meios de comunicação oficiais -quase todos agora- não falam. Vamos ver…

O Papa Francisco discursou em um simpósio online sobre abuso sexual.
De Claire Giangravé
Após décadas de escândalos de abuso sexual infantil, a Igreja Católica está pronta para compartilhar seus sucessos - e fracassos - com outras instituições religiosas e leigas.
Em um simpósio online de 8 a 10 de abril com representantes religiosos de todo o mundo, o Papa Francisco expressou sua esperança de que, juntas, as religiões possam combater “este mal profundo”.
“Fé e florescimento: estratégias para prevenir e curar o abuso sexual infantil”, organizado pelo Programa de Prosperidade Humana da Universidade de Harvard, reuniu 73 palestrantes de diferentes origens religiosas, culturais e profissionais na semana passada para abordar o fenômeno que afetou quase todos os religiosos importantes grupo do mundo.
Por Wang Zhicheng
Pequim (AsiaNews) - A Administração Estatal para Assuntos Religiosos (SARA) divulgou um projeto de "regulamentos detalhados" sobre "atividades religiosas estrangeiras na República Popular da China". O texto foi lançado para correções e sugestões públicas, mas esses rascunhos geralmente permanecem inalterados.
O texto é composto por 40 artigos que dão orientações sobre os encontros, locais, características e conteúdos dos encontros, bem como trocas entre estrangeiros e chineses, material religioso e as quantidades que podem ser importadas (livros, vídeos, etc...), e até mesmo responsabilidades legais. Este último capítulo (o 4º, nos. 30-36) é o que mais impressiona, pois fala de “punições de acordo com a lei” e dos Regulamentos sobre as atividades religiosas e das leis sobre “sanções de segurança pública” e “são citados. contra a espionagem".
A suspeita de que as atividades religiosas são uma forma de "espionagem" permeia o recrutamento. Embora afirme que "a China respeita a liberdade religiosa dos estrangeiros em seu território e protege as atividades religiosas de acordo com a lei" (nº 4), todo grupo, indivíduo ou atividade deve estar sujeito a condições muito estritas periodicamente verificadas pelo Escritório. assuntos religiosos da cidade, condado, província e nação.
![]() |
| Bispo Athanasius Schneider |
Dignitatis Humanae reafirma a doutrina tradicional da Igreja, afirmando: "Acreditamos que esta única religião verdadeira subsiste na Igreja Católica e Apostólica" e reafirma o "dever moral dos homens e das sociedades em relação à verdadeira religião e em relação à única Igreja de Cristo" (n.1) Infelizmente, apenas algumas frases depois, o Concílio mina essa verdade, estabelecendo uma teoria nunca antes ensinada pelo constante Magistério da Igreja, ou seja, que o homem tem o direito fundado em sua própria natureza, “para não ser impedido de agir em assuntos religiosos de acordo com sua própria consciência, privada ou publicamente, sozinha ou em associação com outras pessoas, dentro dos limites devidos” (ut in re religiosa neque impediatur, quominus iuxta suam consciencie agat privatim et publice, vel solus vel aliis consociatus, intra debitos limites, nº 2). De acordo com essa afirmação, o homem teria o direito, com base na própria natureza (e, portanto, positivamente desejada por Deus) de não ser impedido de escolher, praticar e espalhar, também coletivamente, a adoração de um ídolo e até a adoração de Satanás, uma vez que existem religiões que adoram Satanás, por exemplo, a "igreja de Satanás". De fato, em alguns países, a “igreja de Satanás” é reconhecida com o mesmo valor legal que todas as outras religiões.