Invocar precedentes históricos de uma época diferente e ordem jurídica para justificar a imigração ilegal em massa no presente estende a analogia além da razão.
Por João M. Grondelski
A Exortação Apostólica Dilexi Te limita a sua discussão sobre os “migrantes” a três parágrafos: 73–75. O parágrafo 73 afirma que “A experiência da migração acompanha a história do Povo de Deus”, citando Abraão, Moisés e a Fuga para o Egito. O parágrafo 74 se concentra em duas figuras da Igreja do século XIX envolvidas no cuidado de migrantes nas Américas: St. Frances Xavier Cabrini e o bispo Giovanni Battista Scalabrini. O parágrafo 75 cita exemplos contemporâneos de trabalho com “migrantes”, citando a linha do Papa Francisco de que “nossa resposta aos desafios colocados pela migração contemporânea pode ser resumida em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar”. Recorda-nos ainda que cada pessoa é filho de Deus, feita à imagem e semelhança divinas, e insiste que «a proclamação do Evangelho só é crível quando se traduz em gestos de proximidade e acolhimento», concluindo que «em todo migrante rejeitado, é o próprio Cristo que bate à porta da comunidade».
Antes mesmo que essas reivindicações cheguem ao nível da teologia, a lógica padrão as desafiaria. A primeira questão surge do que o Dilexi Te não faz: o estatuto legal de um “migrante”. A Exortação simplesmente ignora a questão. Só existem “migrantes”.